Estamos na Rede!

#30 Os Afetos, Rodrigo Hasbún.

Hey turma, tudo beleza? O #desenrolandoolivro de hoje é um livro que me deixou com sentimentos confusos, assim como os sentimentos d...

terça-feira, 10 de outubro de 2017

#29 Nas Fases do amor, Glauco Stauffenberg


 

Hey turma, tudo beleza? O #desenrolandoolivro de hoje é a resenha do livro Nas Fases do Amor do autor Glauco Stauffenberg, publicado pela Em Foco Editora. Já tem post aqui no blog sobre a editora e sobre o autor, saiba mais em:

Sinopse
Depois de inúmeras tentativas de mostrar para a Amada que o relacionamento estava desandando, Gabriel tem uma última opção para fazer Hannah acordar; Aceitar uma viagem para estudar e trabalhar em Londres.

Em uma troca de cartas discutem sobre amor, amizade, relacionamento, filosofia e buscam entender se “há alguma glória em deixar partir um grande amor.”


O Livro
Nas Fases do Amor é o primeiro livro a ser resenhado a partir da parceria do Blog com a Em Foco Editora, e nesse livro vamos conhecer a estória de Gabriel e Hannah.
Um jovem casal de namorados que se encontram em uma crise amorosa e o resultado é o fim do namoro dos dois e Gabriel acaba mudando-se de país por conta de uma proposta de trabalho/estudo.
Entretanto, Hannah se surpreende quando recebe uma carta do ex-namorado, e nessa carta ele propõe a Hannah uma ‘DR’ nada convencional, e sugere uma discussão sobre o relacionamento deles através de cartas.
No livro somos apresentados ao ponto de vista, ora de Hannah, ora de Gabriel, a partir da troca dessas cartas, vamos conhecendo os motivos pela separação, e também os motivos para que esse contato seja mantido mesmo após o término.
Hannah é uma pessoa ciumenta, possessiva e insegura, já Gabriel é esnobe, prepotente e em alguns pontos até machista.
Com o passar do tempo as correspondências que vão sendo trocadas entre os dois tratam de recomeços, das falhas que os dois cometeram e até mesmo acusações, no sentido de um sempre colocar a culpa no outro pelo fim do relacionamento.
E assim Hannah e Gabriel vão tentando identificar como eles deixaram a situação chegar aonde chegou, se vale a pena tentar, ou será que tudo se quebrou e não tem mais volta? Isso só descobriremos ao final dessa envolvente narrativa.

“A verdade é que todo mundo que ama , mas ama de verdade mesmo, acaba cometendo algumas gafes. A gente acaba virando um pouco de mendigo, vive pedindo carinho, colo, abraço, atenção, conversa. A gente tem medo de que em uma saída a criatura amada vá encontrar com outra pessoa e nos deixar.” (p.77)

 
Minha Opinião

Gostei da proposta do livro, é envolvente, leitura rápida e fácil. Cada carta é iniciada com um trecho de uma música, que demostrava o sentimento que o personagem estava sentindo naquele momento, eu achei essa ideia incrível, sem contar que dá uma bela playlist!!
Agora falando dos personagens, eu gostei mais da Hannah, ela se demonstra sincera e coerente com suas decisões e sentimentos, enquanto Gabriel faz um jogo meio que ‘em cima do muro’, em diversas cartas do Gabriel para Hannah da a entender que o relacionamento não deu certo APENAS por culpa de Hannah, que ele era perfeito e que só ela que tinha que MUDAR.
Tanto que Hannah percebe esse jeito e tenta dar uma basta em muitas ocasiões.
Sabemos que o fracasso de um relacionamento nunca é culpa de apenas um, nós somos sempre propícios a nos isentar de culpa, é um mecanismo de autodefesa, porém sabemos que o que faz algo dar certo ou não são pequenos esforços acumulados ao passar do tempo... E em um relacionamento não é diferente.
O livro termina com duas possibilidades de final, a primeira nos impacta, nos faz pensar o quanto podemos perder tempo com besteiras e quando vemos o tempo já passou...
E o segundo final nos mostra como uma decisão, uma atitude pode mudar tudo em nossas vidas, eu fiquei pensando muito na lição que esse livro deixou sobre como o peso de nossas decisões pode influenciar na nossa vida e em nosso futuro... Uma leitura gratificante e recomendo a todos!
 Por hoje é isso galera! Até a próxima, lembrando que a Em Foco es ta com as inscrições abertas para a próxima Antologia "Para Sempre Amor", saiba mais aqui! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

www.livroseoutrostrecos.com/