Estamos na Rede!

♥ ESPECIAL MÊS DOS NAMORADOS: PROJETO QUERIDO FUTURO NAMORADO #QFN ♥ LEIA AQUI!!

SORTEIOS ATIVOS

Hey pessoas, Tudo bem? Esse tópico é para divulgar os sorteios que estão rolando! Vocês podem encontrar todos no Instagram  Corre lá !  S...

terça-feira, 23 de maio de 2017

Que tipo de livro é esse?


Heyy pessoas! Hoje eu vou trazer uma coisinha que por vezes me pego perguntando e que aposto que pode ser também a sua dúvida!
Vocês já pararam para pensar quantos gêneros e estilos de livros existem?? E que aparece mais a cada momento? Quando comecei a pesquisar quase desisti!
https://www.instagram.com/livroseoutrostrecos/

Mas como esse blog tem o compromisso de trazer informações úteis, eu persisti! Hehe e vou trazer aqui de forma beeem, mas beeeem simplificada os gêneros literários e suas principais subdivisões. Ou tentar trazer kkk
Bora lá, tudo começa a partir de uma classificação padrão, que são o Narrativo ou Épico, o Lírico e o Dramático. Aposto que esses vocês não conheciam, nem eu kk e dentro dessas três classificações estão os subgêneros que são alguns mais conhecidos do público em geral e outros menos.
Alguns desses nomes caíram em desuso talvez pela impopularidade para falar/entender cada um, então o mercado literário tentam associar nomes de classificações filmes e series por exemplo para facilitar a compreensão do público e até aparecendo novos nomes no mercado.

NARRATIVO: Uma história estruturada, inspirados em fatos reais ou não de forma consecutiva com alguma ordem cronológica Como INICIO – AUGE DA HISTÓRIA – CONCLUSÃO.
Nessa classificação estão:
FÁBULAS – Sempre em mundo fantásticos tem como personagens animais ou objetos com a função de extrair lição ou mensagem de caráter moral. Ex: A Revolução dos Bíchos 
CONTOS – Obra ficcional intensa em conteúdo e curta na escrita Ex: Predestinados 
CRÔNICAS – Sem formalidades, narra acontecimentos do dia a dia de forma informal.
ENSAIOS –  Produção literária resumida, inserida entre o gênero lírico e a didática.
POESIA ÉPICA OU EPOPEIA Poemas narrativos mais ou menos breves, os quais retratam quase sempre ações heroicas. Tem muitas subdivisões, vou colocar as mais conhecidas, caso queira mais informações sobre os outros, clique aqui para o artigo completo.
BIOGRAFIAS/AUTOBIOGRAFIAS- É a história de um indivíduo contada por terceiros, podendo ser autorizada ou não e a segunda é a história de uma pessoa contada por ela mesma.
CHICK-LIT- Romances leves, normalmente ficção feminina sobre universos de mulheres modernas.
SICK-LIT – São livros que abordam narrativas mais pesadas, como depressão, doenças graves, livros com histórias tristes. Essa categoria é nova e trás muita discussão.
JOVEM ADULTO – YA- Basicamente consiste em um ‘novo’ infanto-juvenil com a diferença que os personagens perdem a inocência dos livros mais clássicos.
NOVO ADULTO – NA- Com personagens adultos, que enfrenta questões da vida adulta. particularmente para mim YA e NA poderiam ser a mesma coisa.
INFANTO-JUVENIL- Leitura para crianças/adolescentes como o nome mesmo já entrega, leitura de fácil entendimento e diálogos de boa compreensão.
FICÇÃO CIENTÍFICA- Consiste em toda fantasia que inclua tecnologias reais ou não.
DISTOPIA- Consiste em uma história que normalmente tem um governo totalitária/ opressor e na maioria das vezes vai existir um personagem que vai entender essa utopia aos avessos e se revoltar. Ex: A Rainha Vermelha
FANTASIA- Um mundo mágico, e em grande maioria terá seres sobrenaturais com poderes.
COMEDIA- Com a única intensão de divertir, podendo ser com situações cotidianas reais ou não.
           TERROR/HORROR- Intenção de fazer medo no leitor, usando de todos os artifícios possíveis que fazem parte dos pesadelos do leitor.
ROMANCES - As produções literárias que aqui se enquadram trazem um enredo integral, com marcas temporais, cenários e personagens determinados com precisão. Também com algumas subdivisões como romance policial, romance psicológico e romance histórico.

LÍRICO: Na  modalidade lírica o poeta exprime seus sentimentos mais íntimos, as emoções que povoam seu universo interior.
Subdivisões mais conhecidas são
POESIA - Sua essência é a harmonização da palavra.
SÁTIRA - Texto que escarnece de alguém ou de um determinado contexto.

DRAMÁTICO: criadas para adaptação de peças teatrais e um dos mais difíceis de distinguir, pois se generalizou a prática de converter qualquer produção literária em roteiro para apresentação nos palcos.
Subdivido em
FARSA- Leva para o lado cômico, normalmente situações familiares.
TRAGÉDIA- Que reproduz um evento trágico a fim de causar piedade e horror.
ELEGIA,- Engrandece a morte, ex: Romeu e Julieta.

 Pronto! ufaa...

Porém, alguns desses nomes caíram em desuso talvez pela impopularidade para falar/entender cada um, então o mercado literário tentam associar nomes de classificações filmes e series por exemplo para facilitar a compreensão do público e até aparecendo novos nomes no mercado.
Os que serão listados alguns são mais conhecidos do que outros, as divisões com nomes mais populares e conhecidos será mais fácil de ser identificado principalmente para o público jovem.
E ai galera, vocês pensaram que existia tantos gêneros literários assim? É, nem eu, hahah.
Esse texto foi criado até para eu mesma, me orientar melhor, pois muitas vezes me perco em tantos termos, espero que tenham gostado pois deu um trabalhão para fazer esse post!
Quer saber mais? Acesse esse link aqui
Eu encontrei também um post super legal no Blog da Isabela Freitas, lista 10livros e 10 gêneros literários
Então é isso, Beijocas e até a próxima!

https://www.instagram.com/livroseoutrostrecos/



11 comentários:

  1. Mas são muitos mesmo hahaha tinha uns que eu nem conhecia. Mas adorei seu post. Achei genial. Parabéns!

    Mari Barros, Blog Diversamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, obrigada :) a missão aqui é facilitar! hehe

      Excluir
  2. Omg são muitos, sempre que precisar lembrar vou dá uma passadinha aqui neste post, o melhor. Adorei sucesso

    ResponderExcluir
  3. Nem sabia que existiam tantos gêneros literários assim. Vou até procurar saber em qual desses meus livros se encaixam agora haha

    Abraços, Marcelo Henrique - Leitores do Futuro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, e eu só coloquei os mais conhecidos, tbm fiquei besta quando comecei a pesquisar hahha ;)

      Excluir
  4. Ajudou muito mesmo! Bom saber que existem tantos gêneros assim!

    Milly - blogmeuqueridolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nossa, eu não sabia que existia tantos gêneros assim 😱
    Já li vários deles, mas não sabia que existia o gênero, rsrs
    Gostei muito da informação! Beijos
    Jaqueline - Blogeufloroficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu post, meu genero favorito recnte é chik-lit, faz pouco tempo que conheci livros com tematica assim e me apaixonei!

    O layout do seu blog é lindo demais <3
    Bjs, Janini

    ResponderExcluir
  7. Caramba são muitos gêneros literários, não sabia que era isso tudo. Confesso que eu era bem perdida não sabia qual era o que, seu post me esclareceu muitas duvidas. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  8. Que missão essa sua hem haha
    é bem verdade que a maioria dos leitores muitas vezes desconhecem o gênero dos livros que leem. Eu mesma só fui aprender que os livros que eu amo são chick-lit haha
    Adorei o post.
    Beijokas
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta vendo! Eu tbm fiquei assim quando descobri hehehehehe

      Excluir

www.livroseoutrostrecos.com/