Estamos na Rede!

#30 Os Afetos, Rodrigo Hasbún.

Hey turma, tudo beleza? O #desenrolandoolivro de hoje é um livro que me deixou com sentimentos confusos, assim como os sentimentos d...

sábado, 15 de abril de 2017

#03 VOCÊ VAI VOLTAR PRA MIM, de Bernardo Kucinski.

#03 VOCÊ VAI VOLTAR PRA MIM, de Bernardo Kucinski.
Desenrolando o livro #03 
E ai pessoas, tudo bem? Bora começar nosso Desenrolando o Livro?
Como de costume, vamos falar um pouquinho do autor primeiro, que é brasileiríssimo!
Kucinski é um jornalista renomado, escritor e ex-professor da USP, trabalhou como assessor da Presidência da República durante o primeiro mandato do presidente Lula.
Dono de alguns prêmios, como, Prêmio Jabuti na categoria economia, com o livro ‘Jornalismo Econômico’ e com o livro ‘Cartas ao Lula’, além de prêmios em diversas categorias como no Prêmio João Ferrador, Prêmio Dom Helder Câmara, Prêmio Clarice Lispector.
Tá bom ou quer mais? Se você se interessou e quer conhecer as obras citadas nesse texto, ou sobre o autor, de uma olhada na pagina do próprio Kucinski, lá você encontra além de informações sobre o autor, pode obter para download os livros na integra, clica aqui
E ai vai um link que lista alguns filmes de renome para você entender melhor o que foi a Ditadura Militar no Brasil.
Sem delongas, de antemão já vou adiantando que a inspiração para a escrita desse livro é meio pesadinha, maaas, bora lá.
VOCÊ VAI VOLTAR PRA MIM e outros contos, publicado em 2014 pela editora Cosac, foi o primeiro livro de contos do autor, trazendo 28 histórias curtas sobre Ditadura Militar e repressão.
Fotinha própria ♥

Foi publicado em conjunto com o relançamento de seu romance K.,
Primeiro romance do autor que expõe a luta de um pai a busca de uma de uma filha desaparecida que foi baseado no desaparecimento de sua irmã e de seu cunhado, esse fato ocorreu 40 Anos Antes da publicação da obra, e em função dos 50 anos do Golpe Militar no Brasil.
O Regime militar  foi o período da política brasileira em que militares conduziram o país.
Essa época ficou marcada na história do Brasil através da prática de vários Atos Institucionais que colocavam em prática a censura, a perseguição política, a supressão de direitos constitucionais e sociais, a falta total de democracia e a repressão àqueles que eram contrários ao regime militar.
Já no iniciozinho, antes de começar os contos, o autor esclarece que nenhum dos contos refere se a um acontecimento real de fato, entretanto, é perfeitamente compreensível que, você caro leitor que esta lendo esse livro, e que viveu nos anos de repressão, possa se identificar com situações e acontecimentos expostos ao decorrer da leitura.
A Ditadura Militar é contada por diversas óticas de pessoas que viveram nos anos de repressão, varias pequenas histórias de diversas pessoas e famílias de diferentes idades e classes sociais, que, cada conto conta uma perspectiva, como sensações e sentimentos de pessoas que viveram aquele momento no país.
O título acompanha o mesmo nome de um dos Contos, que relata a história de uma mulher presa na época da ditadura militar, sofrendo diversos métodos de tortura, entre eles o pau de arara e choques, e como se dá o julgamento da mesma.
Sendo avisada por um dos torturadores, que ela ainda iria voltar e que o julgamento era apenas algo formal, e a frase "você vai voltar para mim" faz referência da sala do torturador que repete inúmeras vezes "você vai voltar pra mim" ou seja, ela vai voltar para ser torturada e quando a sentença for dada provavelmente ela seria morta, (bem irônico né, quando eu vi o título do livro eu imaginei que seria um romance algo do tipo, logo de cara).
Porém, quando descobri o teor do livro, fiquei ainda mais curiosa em ler os contos.
Quem se interessar tem um videozinho no YouTube do próprio Bernardo kucinski lendo esse conto. Só clicar aqui para assistir.
Dessa forma, o livro relata de forma bem sutil, mas muito realista todos os horrores daquela época, se você se interessou, como sempre tento ajudar a quem, assim como eu as vezes não tem recursos para ter o livro em mãos, ele se encontra disponível no site ler livros, link do livro aqui.


Por hoje é isso pessoas, beijocas e lembrando que tem sorteio rolando lá no Instagram.

Um comentário:

  1. Oláaa
    Não sabia que ele tinha escrito mais um livro sobre a ditadura!
    Eu li "K. - relato de uma busca" e foi um dos melhores livros que já li na vida. Amei a forma como ele escreve e tudo que envolve a ditadura me interessa. Minha monografia é de um livro que conta um pouco da Guerrilha do Araguaia.
    Depois vou procurar por este livro também.
    Beijossss :*

    ResponderExcluir

www.livroseoutrostrecos.com/